Os egípcios e todo antigo mundo mediterrâneo usaram o papiro como suporte para a escrita durante uns cinquenta séculos. Por sua fragilidade e sua proibição a exportação provocou a descoberta de outros materiais. Não tardou para que surgisse o pergaminho, que começou a ser usado 500 anos a.C. Era fabricado a partir de pelos de diversos animais, principalmente carneiros, bezerros e cabras. O pergaminho é, até hoje considerado um material resistente, sendo, inclusive utilizado em documentos oficiais.
Antes do aparecimento do papel, os materiais têxteis também serviram a diversos povos. Os chineses usavam a seda; os egípcios e os antigos romanos, o linho. Os romanos também usaram placas de madeira ou marfim revestidas com uma camada de cera enegrecida.
O alfabeto, tal como conhecemos, veio da Grécia Antiga, onde foi levado pelos fenícios, que faziam exploração mercantil na região mediterrânea. Inicialmente as formas das letras modificava-se de lugar para lugar, de tempos em tempos, até que a invenção da imprensa as fixou nas formas atuais.
Délis Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário